Continuando com a nossa retrospectiva Marvel, vamos passar para a segunda fase dos heróis.

Depois do sucesso do 1º Vingadores os produtores resolveram expandir o universo, tanto que veremos a introdução de diversos personagens importantes.

Homem de Ferro 3

Em 26 de abril de 2013 esteava Homem de Ferro 3, sendo este, o marco do início da Fase 2 do Universo Cinematográfico. Jon Fraveau, que dirigiu Homem de Ferro 1 e 2, saiu do cargo sem dar explicações, apesar de continar como Happy Hoggan na franquia, e Shane Black assumiu a direção.

Para o papel de antagonista, Maya Hansen, foram sondadas Gemma Arterton, Diane Kruger e Isla Fisher mas o papel foi dados a Jessica Chastain, que devidos a conflitos na agenda, foi substituída por Rebecca Hall. O papel do vilão Aldrich Killian, vivido por Guy Pearce foi disputado também por Jude Law, que viveu mais tarde outro antagonista. Além deles, temos retornando para o filme temos Robert Downey Jr. como Tony Stark, Gwyneth Paltrow como Pepper Potts, Don Cheadle como James Rhodes e Patriota de Ferro e Paul Bettany como a voz de Jarvis. O longa contou também com as participações do altamente criticado Ben Kingsley como Trevor Slattery o falso Mandarim, James Badge Dale como Eric Savin, braço direito do vilão, William Sadler como Presidente Sal Kennedy, Ty Simpkins como Harley o garoto que ajuda Tony, Miguel Ferrer como Vice-presidente Rodriguez e nos pós créditos Mark Ruffalo como Bruce Banner.

Thor: O Mundo Sombrio

Dando sequência, em 1 de novembro de 2013 estreava o novo filme do Thor, em um período posterior aos acontecimentos de Vingadores.

Para direção uma das cotadas foi Patty Jenkins mas devido a divergências criativas deixou o cargo, anos mais tarde foi para a concorrente e dirigiu Mulher Maravilha. Outro cotado foi Brian Kirk, que perdeu o cargo para o colega Alan Taylor. A saída de Patty Jenkins deixou a atriz Natalie Portman chateada a ponto de quase desistir do filme. Curiosamente, depois desse longa, a personagem Jane Foster não voltou a aparecer no universo.

Para o vilão Malekith vivido por Christopher Ecclesto foi dado, anteriormente, ao ator Mads Mikkelsen que, devido a seu trabalho no seriado Hannibal, precisou deixar o cargo, mas voltaria como outro vilão no universo Marvel.

Voltando a falar de Fandral, na fase 1 foi interpretado pelo ator Josh Dallas, em substituição a Zachary Levi. O inverso aconteceu aqui já que Dallas estava gravando o seriado Once Upon a Time o papel foi devolvido a Levi.

Retornando ao papéis temos Chris Hemsworth como Thor, Tom Hiddleston como Loki, Stellan Skarsgård como Selvig, Idris Elba como Heimdall, Kat Dennings como Darcy, Ray Stevenson como Volstagg, Tadanobu Asano como Hogun, Jaimie Alexander como Sif, Rene Russo como Frigga e Anthony Hopkins como Odin.

O longa conta também com Adewale Akinnuoye-Agbaje como Algrim braço direito do vilão, Chris O’Dowd como Richard, um novo interesse amoroso de Jane, Chris Evans em uma pequena aparição do Capitão América e Jonathan Howard como Ian Boothby, o estagiário de Darcy. Nos pós créditos temos a introdução de Benicio Del Toro como Taneleer Tivan, mais conhecido como Colecionador.

Capitão América Soldado Invernal

Em 10 de abril de 2014 temos o retorno de Capitão América. Esse é o primeiro filme dirigido pela dupla Anthony Russo e Joe Russo, responsáveis pelos principais filmes do Universo Marvel.

Temos o retorno de Chris Evans como Steve Rogers, Scarlett Johansson como Natasha Romanoff, Samuel L. Jackson como Nick Fury, Cobie Smulders como Maria Hill, temos as breves participações de Hayley Atwell como Peggy Carter, Toby Jones como Dr Arnim Zola e Garry Shandling como Senador Stern, e, um dos principais retornos, Sebastian Stan como Soldado Invernal.

Temos a introdução de Anthony Mackie como Falcão, Frank Grillo como Brock Rumlow, que apesar de ficar bem machucado voltaria como outro vilão no próximo filme, Emily VanCamp como Sharon a Agente 13 que, como foi especulado, era realmente parente de Peggy, como confirmado apenas no próximo filme do Capitão, Robert Redford como o vilão Agente Alexander Pierce e Maximiliano Hernandez como o Agente Jasper Sitwell, apesar de só aparecer nesse filme ele chegou a participar do seriado Agents of SHIELD. Nos pós créditos temos as presenças de Thomas Kretschmann como o Barão von Strucker, Aaron Taylor-Johnson como Pietro Maximoff e Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff.

Guardiões da Galáxia

Uma nova equip, pouco conhecida, estreava em 31 de julho de 2014. Dirigido e escrito por James Gunn, o longa ainda nos presenteou com uma brilhante trilha sonora.

Para o protagonista Peter Quill, dezenas de atores fizeram testes, dentre eles Joel Edgerton, Eddie Redmayne, Jensen Ackles, Lee Pace, Wes Bentley, Jack Huston, Logan Marshall-Green, Garrett Hedlund, Chris Lowell, James Marsden, Jim Sturgess, Joseph Gordon-Levitt, Aaron Paul, Michael Rosenbaum e John Krasinski e o último a fazer o teste Chris Pratt. O diretor já estava cansado e não assistiria ao teste de Chris, mas seu assistente o convenceu e o ator o impressionou em 30 segundos, tanto que na época Pratt não estava com o peso ideal para o personagem, mas o diretor ia lhe dar o papel mesmo que ele não estivesse em forma na hora de gravar. Com 6 messes de uma dieta e exercícios, Pratt perdeu cerca de 27 quilos e apresentou aquela “barriga tanquinho”. Vin Diesel dá voz Groot, já que seu personagem só tem uma frase o filme inteiro. Vin Diesel gravou para todas as línguas em que o filme foi exibido, mas não se engane, existe um roteiro especial para ator saber exatamente o que Groot quer dizer em cada “Eu sou Groot”.  Dave Bautista, quando soube que conseguiu o papel de Drax, chorou de emoção pela oportunidade de trabalhar em filme da Marvel, fazendo até extras de interpretação. Para voz do guaxinim Rocket Raccoon estavam cotados os atores Adam Sandler, David Tennant, Sharlto Copley, Jim Carrey e H. Jon Benjamin, mas o personagem acabou com Bradley Cooper.

Os vilões do filme são interpretados pelos atores Djimon Hounsou como Korath e Lee Pace como Ronan, que inicialmente fizeram teste para o papel de Peter Quill e Drax. Para a antagonista, Karen Gillan raspou a cabeça de verdade na preparação da nebulosa. Zoe Saldana que viveu Gamora optou por atuar com maquiagem verde em vez de captura de movimentos. Novamente, Benicio Del Toro voltou como o Colecionador.

Dois personagens importantes são apresentados neste filme Yondu Udonta interpretado por Michael Rooker e Kraglin vivido pelo irmão do diretor Sean Gunn, ele também fez todo o trabalho como dublê Rocket. Tivemos as participações de Glenn Close como Nova Prime, John C. Reilly como Rhomann Dey um dos guardas que prende Quill, Peter Serafinowicz como Denarian Saal o chefe dos guardas, Laura Haddock como Meredith Quill a mãe de Peter e Gregg Henry como o avô. E o grande vilão desse universo foi de fato apresentado aqui, o ator Josh Brolin interpretou Thanos pela 1ª vez.

Vingadores: Era de Ultron

O segundo filme da equipe, lançado em 23 de abril de 2015, foi novamente dirigido por Joss Whedon e conta com a equipe original: Robert Downey Jr como Homem de Ferro, Chris Evans como Capitão América, Mark Ruffalo como Hulk, Chris Hemsworth como Thor, Scarlett Johansson como Viúva Negra e Jeremy Renner como Gavião Arqueiro. Johansson estava grávida nas filmagens e, por essa razão, diversas cenas foram gravadas antecipadamente, antes da barriga aparecer, mas ainda tiveram que contratar 3 dublês. Segundo Evans, elas se pareciam tanto com a atriz que ele chegou a conversar com uma delas antes de se dar conta que era a dublê.

Participando novamente temos Samuel L. Jackson como Nick Fury, Cobie Smulders como Maria Hill, Don Cheadle como James Rhodes, Claudia Kim como Dr. Cho e Anthony Mackie como Sam Wilson.

Durante as visões dos protagonistas temos as presenças de Hayley Atwell como Peggy Carter, Stellan Skarsgård como Dr. Erik Selvig, Idris Elba como Heimdall (já indicando o caminho para Ragnarok), Julie Delpy como Madame B (mostrando um pouco da origem da Viúva Negra).

Para o grande vilão, Ultron, James Spader, Thomas Kretschmann como Barão Wolfgang von Strucker, e retornando de início como vilões Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff e Aaron Taylor-Johnson como Pietro Maximoff. Levou um ano para Aaron aceitar interpretar Pietro. Na mesma época, outro Pietro fazia sucesso na Fox e, depois de diversas batalhas, ficou estabelecido que na Marvel o personagem não faria referência ao pai dos quadrinhos Magneto e nem seria um mutante.

Outro vilão apresentado foi Andy Serkis como Ulysses Klaw, primeira referência explícita ao Pantera Negra (a primeira é uma leve referência em Homem de Ferro 2).

Nesse longa são finalmente reveladas as Joias do Infinito, inclusive, na cena pós créditos temos Josh Brolin Personagem de Thanos pegando a Manopla e falando em Joias, Um novo Vingador foi introduzido, depois de dar voz a Jarvis, Paul Bettany finalmente apareceu diante das telas como Visão. A atriz Linda Cardellini participa do longa como Laura Barton a esposa do Gavião Arqueiro.

Homem Formiga

E encerrando a fase 2, Homem Formiga estreou em 16 de julho de 2015. O primeiro diretor foi Edgar Wright, que devido a divergências criativas, deixou o cargo mas boa parte do roteiro foi utilizado no longa. Peyton Reed assumiu a direção.

Para protagonista Adrien Brody, Joseph Gordon-Levitt e Ewan McGregor disputaram , o papel foi para Paul Rudd, com Scott Lang, que ficou com o papel e, assim como nos quadrinhos, foi o segundo a assumir o manto do Homem Formiga. Sean Bean, Pierce Brosnan e Gary Oldman foram cotados para o papel de Hank Pym que acabou sendo interpretando por Michael Douglas.

O filme inicialmente iria focar em Hank, mas devido as suas histórias familiares serem muito hostis, focou na história de Lang, assim Pym ficou sendo o mentor. Outra personagem importante a aparecer é Hope Van Dyne, interpretada por Evangeline Lilly. Na primeira cena pós créditos temos o vislumbre de que no futuro ela se tornaria a Vespa.

Outros que se destacaram no filme são Michael Peña como Luis, T.I. como Dave e David Dastmalchian como Kurt, integram o bando do Scott. A família dele é vivida por Judy Greer como Maggie Lang a ex-esposa e Abby Ryder Fortson como Cassie Lang a filha de Scott, Bobby Cannavale interpreta Paxton um policial e atual marido de Maggie e Wood Harris Personagem faz Gale seu parceiro. Temos a participação de Anthony Mackie como Falcão, e reprisando seus personagens Hayley Atwell como Peggy Carter e John Slattery como Howard Stark. O ator Martin Donovan participa como Mitchell Carson, um ex-agente da SHIELD que agora trabalha para a HIDRA, e o vilão do filme é interpretado por Corey Stoll, que faz Darren Cross e depois se torna o Jaqueta Amarela.

Nesse longa temos a primeira menção ao Homem Aranha. Para quem assistir no áudio original, há uma cena final onde mostram o Falcão falando com uma jornalista sobre procurar uma pessoa e ela menciona um “cara que escala paredes”. Na época a Marvel havia acabado de fechar parceria com a Sony (detentora dos direitos cinematográficos), assim eles puderam inserir o personagem no universo.

O Homem Formiga marcou o final da Fase 2, em vez de iniciar a Fase 3.

Bom, os detalhes ficam pro post final. Espero que estejam gostando, até a próxima e chega logo dia 25.